-
Matrículas - Opções do 12º ano
Ler mais...Consulte as opções disponíveis no 12.º ano, no âmbito dos cursos científico-humanísticos, no AERT3.
-
Calendário de Provas Finais e Exames Nacionais - 2ª fase
Ler mais...Por favor, clique no botão "Ver calendário" para aceder ao calendário das Provas Finais e dos Exames Nacionais da 2.ª fase.
-
Devolução dos Manuais Escolares 2024/2025
Ler mais...Todos os manuais devem ser devolvidos de acordo a informações e calendarização que se seguem.
-
Devolução do Kit Tecnológico 2024/2025
Ler mais...Todos os Kits Tecnológicos do Programa Escola Digital devem ser devolvidos de acordo a informações e calendarização que se seguem.
-
Matrículas 2025/2026
Ler mais...O pedido de renovação de matrícula só deve ser efetuado em caso de transferência de estabelecimento, transição de ciclo, alteração de encarregado de educação ou quando esteja dependente de opção curricular, sendo que todas as restantes renovações são realizadas automaticamente.
Fique a conhecer os procedimentos da matrícula e respetiva renovação:
O S.P.O. elabora, para cada ano lectivo, um plano de actividades que submete a aprovação pelo conselho pedagógico.
Psicólogo responsável
Abílio Cardoso
Atribuições gerais
-
Orientação Vocacional
-
Observação e Avaliação Psicopedagógica
-
Consulta Individual e Familiar
-
Aconselhamento/consultoria à comunidade educativa
Contacto
Os atendimentos podem ser solicitados pelos próprios alunos, directores de turma, professores, direção e encarregados de educação.
Independentemente da origem e razão do atendimento, os alunos e encarregados de educação beneficiam das regras de confidencialidade do acompanhamento psicológico.
Para além do contacto directo e telefónico, o S.P.O. pode também ser contactado através do email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Actividades
Orientação Vocacional – 9º ano
Esta modalidade funciona através de:
-
Sessões semanais em grupo, para os alunos do 9º ano que nelas se inscrevam, como modo de ajuda à escolha vocacional.
-
Sessões de informação a alunos do 9º ano e respectivos Encarregados de Educação.
-
Esclarecimentos pontuais a alunos que não pretendam frequentar as sessões semanais de Orientação Vocacional.
Orientação Vocacional – Ensino Secundário
O S.P.O. disponibiliza a cada turma do ensino secundário uma hora semanal, ao longo de um mês, para acompanhamento, em grupo, do projecto vocacional dos alunos.
Necessidades de reorientação detectadas neste processo darão origem a sessões individuais de orientação vocacional.
Orientação vocacional – Semana da Orientação
O S.P.O. organiza, em colaboração com o GAPA, a Semana da Orientação que inclui habitualmente:
-
Exposição de ofertas formativas.
-
Presença de instituições de ensino superior e profissional, através de stands ou palestras, para apresentação da sua oferta aos alunos.
Orientação Vocacional - Apoio no momento da matrícula
O S.P.O., em colaboração com o GAPA, presta apoio aos alunos no acto de matrícula, fornecendo informações sobre opções disponíveis e suas implicações para o percurso escolar dos alunos.
Consulta individual e familia
Aos jovens com necessidade de apoio psicológico ou em situação de risco detectadas é oferecido acompanhamento regular pelo S. P. O.
Sempre que se justifique, a família poderá eventualmente ser incluída no processo de atendimento.
Os casos são atendidos em função das disponibilidades do S.P.O., tendo em consideração o grau de urgência da intervenção.
Observação e Avaliação Psicopedagógica
Esta modalidade de atendimento terá lugar sempre que, em reunião com o Director de Turma ou professor de apoio educativo, se identificar a necessidade de observação/avaliação de um jovem.
Esta avaliação incide sobre diversas vertentes implicadas na escolaridade:
-
Capacidades cognitivas (atenção, memória, raciocínio geral, raciocínio específico e respectivas alterações; linguagem e respectivas alterações ).
-
Variáreis afectivas (humor de fundo e respectivas alterações, competências gerais de socialização e de resolução de problemas, situações sócio-familiares de risco, entre outras).
Esta modalidade de atendimento dá geralmente lugar a um relatório de observação. Deste relatório constarão apenas as características do jovem passíveis de intervenção pedagógica por parte da escola.
Trabalho de consultoria
O SPO participa no Conselho Pedagógico, nas reuniões de conselho de turma em que tal se revele útil e relevante e colabora, de modo geral, com a comunidade educativa em todas as actividades em que o seu contributo possa ajudar á efectivação do projecto educativo da escola.
Diretor: | Nuno Santos |
Subdiretora: | Ana Lúcia Mouta |
Adjuntos: | Carolina Coelho |
Fernando Coelho | |
Serafim Macedo |
Uma Escola só cumpre a sua missão e as metas do Projeto Educativo se todos os que a constroem valorizarem o saber, o mérito, o profissionalismo e as sãs e cordiais relações interpessoais. A tónica deve ser sempre colocada na consistência dos procedimentos dos diferentes membros da Escola que devem seguir padrões de conduta comuns, bem explicitados, de forma a conseguir alcançar o melhor ambiente educativo e os melhores resultados enquadrados por uma cultura de rigor, empenho, diálogo, competência, inovação e partilha.
É objetivo de toda a comunidade escolar que o Agrupamento de Escolas N.º3 de Rio Tinto seja uma escola de referência, pela formação cívica, sucesso académico e profissional dos seus alunos, pela satisfação dos jovens e famílias e pela qualidade do seu ambiente interno e das relações externas. A Escola pretende, ainda, ser referência a nível da educação de todos os cidadãos da sua comunidade, ao longo de toda a sua vida, tendo como objetivo central colocar o desenvolvimento humano no coração do desenvolvimento social.
Neste sentido, consideramos importante melhorar a eficácia da escola através de iniciativas de mudança estruturadas em três grupos: focalização no sucesso, desenvolvimento do ethos da Escola e a melhoria da imagem pública.
O projeto de intervenção para o próximo quadriénio deverá desenvolver-se em dois ciclos de dois anos. Um primeiro ciclo, que decorrerá durante a renovação das instalações escolares, em que é determinante assegurar a qualidade das aprendizagens e as condições de trabalho adequadas. Um segundo ciclo em que a atividade da Escola se deverá desenvolver num ambiente adequado, confortável e estimulante, propiciador de uma educação integral do aluno, capaz de o fazer crescer emocional, intelectual, social e pessoalmente.
Princípios orientadores
Todos os alunos têm o direito de aprender e todos os professores o direito de ensinar.
O fator decisivo para os bons resultados dos alunos, e, por consequência, para a eficácia de toda a instituição, é a qualidade do ensino, e a importância da liderança da Escola decorre do seu funcionamento, enquanto quadro genérico que suporta o que se passa nas salas de aula em termos de aprendizagem e modo como funcionam. O diretor desempenha, também, papel essencial na mobilização de todos os atores escolares.
Ancorados nos documentos estruturantes da Escola, Projeto Educativo, Projeto Curricular de Escola, Plano de Atividades e Regulamento Interno, são princípios orientadores transversais a este projeto:
-
promover uma cultura de qualidade, exigência e responsabilidade, mediante uma atitude crítica e de autoquestionamento tendo em vista a qualidade dos processos e dos resultados;
-
promover o desenvolvimento de valores partilhados e de um clima propício à mudança e manutenção de uma cultura de colaboração ao longo de todo o processo de crescimento;
-
valorizar as dinâmicas de autoavaliação, apoiadas por mecanismos externos e independentes (articulação da avaliação externa/equipa externa com a avaliação interna/equipa interna);
-
concentrar energias no que funciona bem na escola e na partilha de experiências, conhecimentos e boas práticas;
-
Investir na educação ao longo de toda a vida desenvolvendo a vertente de centro de aprendizagem e formação que valoriza o conhecimento acumulado e as competências desenvolvidas;
-
desenvolver uma prática sustentada de prestação de contas;
-
promover uma educação para uma cidadania ativa;