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Calendário de Provas Finais e Exames Nacionais - 1ª fase
Por favor, clique no botão "Ver calendário" para aceder ao calendário das Provas Finais e dos Exames Nacionais da 1.ª fase.
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Desbloqueio CUCo
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- Oferta Curricular - 2025-2026
O S.P.O. elabora, para cada ano lectivo, um plano de actividades que submete a aprovação pelo conselho pedagógico.
Psicólogo responsável
Abílio Cardoso
Atribuições gerais
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Orientação Vocacional
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Observação e Avaliação Psicopedagógica
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Consulta Individual e Familiar
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Aconselhamento/consultoria à comunidade educativa
Contacto
Os atendimentos podem ser solicitados pelos próprios alunos, directores de turma, professores, direção e encarregados de educação.
Independentemente da origem e razão do atendimento, os alunos e encarregados de educação beneficiam das regras de confidencialidade do acompanhamento psicológico.
Para além do contacto directo e telefónico, o S.P.O. pode também ser contactado através do email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Actividades
Orientação Vocacional – 9º ano
Esta modalidade funciona através de:
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Sessões semanais em grupo, para os alunos do 9º ano que nelas se inscrevam, como modo de ajuda à escolha vocacional.
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Sessões de informação a alunos do 9º ano e respectivos Encarregados de Educação.
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Esclarecimentos pontuais a alunos que não pretendam frequentar as sessões semanais de Orientação Vocacional.
Orientação Vocacional – Ensino Secundário
O S.P.O. disponibiliza a cada turma do ensino secundário uma hora semanal, ao longo de um mês, para acompanhamento, em grupo, do projecto vocacional dos alunos.
Necessidades de reorientação detectadas neste processo darão origem a sessões individuais de orientação vocacional.
Orientação vocacional – Semana da Orientação
O S.P.O. organiza, em colaboração com o GAPA, a Semana da Orientação que inclui habitualmente:
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Exposição de ofertas formativas.
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Presença de instituições de ensino superior e profissional, através de stands ou palestras, para apresentação da sua oferta aos alunos.
Orientação Vocacional - Apoio no momento da matrícula
O S.P.O., em colaboração com o GAPA, presta apoio aos alunos no acto de matrícula, fornecendo informações sobre opções disponíveis e suas implicações para o percurso escolar dos alunos.
Consulta individual e familia
Aos jovens com necessidade de apoio psicológico ou em situação de risco detectadas é oferecido acompanhamento regular pelo S. P. O.
Sempre que se justifique, a família poderá eventualmente ser incluída no processo de atendimento.
Os casos são atendidos em função das disponibilidades do S.P.O., tendo em consideração o grau de urgência da intervenção.
Observação e Avaliação Psicopedagógica
Esta modalidade de atendimento terá lugar sempre que, em reunião com o Director de Turma ou professor de apoio educativo, se identificar a necessidade de observação/avaliação de um jovem.
Esta avaliação incide sobre diversas vertentes implicadas na escolaridade:
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Capacidades cognitivas (atenção, memória, raciocínio geral, raciocínio específico e respectivas alterações; linguagem e respectivas alterações ).
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Variáreis afectivas (humor de fundo e respectivas alterações, competências gerais de socialização e de resolução de problemas, situações sócio-familiares de risco, entre outras).
Esta modalidade de atendimento dá geralmente lugar a um relatório de observação. Deste relatório constarão apenas as características do jovem passíveis de intervenção pedagógica por parte da escola.
Trabalho de consultoria
O SPO participa no Conselho Pedagógico, nas reuniões de conselho de turma em que tal se revele útil e relevante e colabora, de modo geral, com a comunidade educativa em todas as actividades em que o seu contributo possa ajudar á efectivação do projecto educativo da escola.
Diretor: | Nuno Santos |
Subdiretora: | Ana Lúcia Mouta |
Adjuntos: | Carolina Coelho |
Fernando Coelho | |
Serafim Macedo |
Uma Escola só cumpre a sua missão e as metas do Projeto Educativo se todos os que a constroem valorizarem o saber, o mérito, o profissionalismo e as sãs e cordiais relações interpessoais. A tónica deve ser sempre colocada na consistência dos procedimentos dos diferentes membros da Escola que devem seguir padrões de conduta comuns, bem explicitados, de forma a conseguir alcançar o melhor ambiente educativo e os melhores resultados enquadrados por uma cultura de rigor, empenho, diálogo, competência, inovação e partilha.
É objetivo de toda a comunidade escolar que o Agrupamento de Escolas N.º3 de Rio Tinto seja uma escola de referência, pela formação cívica, sucesso académico e profissional dos seus alunos, pela satisfação dos jovens e famílias e pela qualidade do seu ambiente interno e das relações externas. A Escola pretende, ainda, ser referência a nível da educação de todos os cidadãos da sua comunidade, ao longo de toda a sua vida, tendo como objetivo central colocar o desenvolvimento humano no coração do desenvolvimento social.
Neste sentido, consideramos importante melhorar a eficácia da escola através de iniciativas de mudança estruturadas em três grupos: focalização no sucesso, desenvolvimento do ethos da Escola e a melhoria da imagem pública.
O projeto de intervenção para o próximo quadriénio deverá desenvolver-se em dois ciclos de dois anos. Um primeiro ciclo, que decorrerá durante a renovação das instalações escolares, em que é determinante assegurar a qualidade das aprendizagens e as condições de trabalho adequadas. Um segundo ciclo em que a atividade da Escola se deverá desenvolver num ambiente adequado, confortável e estimulante, propiciador de uma educação integral do aluno, capaz de o fazer crescer emocional, intelectual, social e pessoalmente.
Princípios orientadores
Todos os alunos têm o direito de aprender e todos os professores o direito de ensinar.
O fator decisivo para os bons resultados dos alunos, e, por consequência, para a eficácia de toda a instituição, é a qualidade do ensino, e a importância da liderança da Escola decorre do seu funcionamento, enquanto quadro genérico que suporta o que se passa nas salas de aula em termos de aprendizagem e modo como funcionam. O diretor desempenha, também, papel essencial na mobilização de todos os atores escolares.
Ancorados nos documentos estruturantes da Escola, Projeto Educativo, Projeto Curricular de Escola, Plano de Atividades e Regulamento Interno, são princípios orientadores transversais a este projeto:
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promover uma cultura de qualidade, exigência e responsabilidade, mediante uma atitude crítica e de autoquestionamento tendo em vista a qualidade dos processos e dos resultados;
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promover o desenvolvimento de valores partilhados e de um clima propício à mudança e manutenção de uma cultura de colaboração ao longo de todo o processo de crescimento;
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valorizar as dinâmicas de autoavaliação, apoiadas por mecanismos externos e independentes (articulação da avaliação externa/equipa externa com a avaliação interna/equipa interna);
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concentrar energias no que funciona bem na escola e na partilha de experiências, conhecimentos e boas práticas;
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Investir na educação ao longo de toda a vida desenvolvendo a vertente de centro de aprendizagem e formação que valoriza o conhecimento acumulado e as competências desenvolvidas;
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desenvolver uma prática sustentada de prestação de contas;
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promover uma educação para uma cidadania ativa;