logo

Os estudantes do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário vão poder decidir quais as melhorias a introduzir nos seus estabelecimentos de ensino, de uma forma democrática, no âmbito do Orçamento Participativo das Escolas.

Através desta medida, pretende-se dar voz aos alunos e resposta às suas necessidades e interesses, assim como promover a sua participação cívica.

p jovens secRealizou-se, por videoconferência, no dia 23 de março, a sessão distrital do Parlamento dos Jovens, para os alunos do ensino secundário, tendo por tema “Violência Doméstica e no Namoro: como garantir o respeito e a igualdade?”.

cnl0No dia 3 de março realizou-se (online) a prova oral da fase Concelhia do Concurso Nacional de Leitura. Tendo estado presentes cinco alunos por cada nível de ensino, apurados na prova escrita que teve lugar dois dias antes, também online.

A representar o AERT3 estiveram a Rafaela Andrade, do 2º ciclo, que terminou num honroso 5º lugar, e a Ana Rita Silva, do Secundário, que terminou a prova em 3º lugar. A Ana Rita irá representar o concelho de Gondomar na fase intermunicipal, que terá lugar a 14 de abril.

piO Clube Ciência Viva da ESRT irá promover um zoom meeting subordinado “PI: UM NÚMERO ENVOLTO EM MISTÉRIO”, no dia 15 de março, segunda-feira, dinamizado pelo  Professor Doutor António Machiavelo.

dirhumanos minA Associação de Estudantes da ESRT3, no próximo dia 11 de Março (nova data), iremos dinamizar uma palestra a todos os interessados em saber mais sobre os Direitos Humanos.

femtalks miniA Associação de Estudantes da ESRT3, no próximo dia 8 de Março, irá realizar um fórum de conversas informais entre mulheres pertencentes à comunidade escolar.

eadCom o objetivo de perceber se todas as crianças e todos os alunos continuam a aprender no presente contexto, este roteiro consubstancia um instrumento de apoio ao Agrupamento, na conceção da melhor estratégia e Plano de Ensino a Distância (E@D), tendo em conta a sua realidade e o curto espaço de tempo
disponíveis.

covid 19Informa-se a comunidade educativa que o Plano de Contingência foi ativado no dia 09/03/2020.

miniNo dia 21 de Março os alunos das turmas 7ºE e 10ºO, participaram na atividade “Eratóstenes Experiment”.

Os alunos replicaram a medição realizada há mais de 2200 anos pelo grego Eratóstenes que descobriu que a Terra não era plana e estimou qual seria o raio do nosso planeta.

Triseum Pilot - European Schoolnet

Trata-se de um projeto educativo que se destina a implementar jogos de aprendizagem (ARTé: Mecenas) sobre a Arte do Renascimento e outro sobre Matemática (Variant Limits), em escolas de cinco países europeus: Itália, Portugal, Polónia, Noruega e Grécia. Estes jogos foram concebidos na Universidade do Texas, nos Estados Unidos da América. Através deste projecto, que é coordenado pelos membros da European Schoolnet e representantes do Triseum Pilot, pretende-se efetuar a validação deste recurso pedagógico na aprendizagem dos alunos, pelo trabalho próximo realizado com os professores das escolas que fazem parte do mesmo e dos alunos envolvidos.

O Triseum Pilot vai avaliar os impactos, segundo uma perspetiva de “game-learning”, acerca das modalidades utilizadas na implementação dos dois jogos nas escolas e nos efeitos que estas ferramentas trarão à aprendizagem dos alunos, contribuindo decerto para alargarem os seus conhecimentos. Pretende-se com estes jogos também  motivar os alunos para a aprendizagem em sala de aula e em casa, de uma forma autónoma e diferenciada. Constitui ainda uma aposta na inovação, com a utilização de novos recursos em contexto educativo. No Agrupamento de Escolas de Rio Tinto nº 3 participam neste projeto duas turmas de 11º ano da Escola Básica e Secundária de Rio Tinto, a turma J e a turma H, com o jogo ARTé: Mecenas.

 arte mecenas mini

Hiperligação do jogo ARTé Mecenas: https://triseum.com/arte-mecenas/

 

Manuela Durão e Alberto Figueiredo