Devolução do Kit Tecnológico 2024/2025
Todos os Kits Tecnológicos do Programa Escola Digital devem ser devolvidos de acordo a informações e calendarização que se seguem.
Exames e Provas - Informações para Alunos e E.E.
- Ensino Básico - Informação aos Alunos e EE
- Ensino Secundário - Informação aos Alunos e EE
- PEN - Calendários
Calendário de Provas Finais e Exames Nacionais - 1ª fase
Por favor, clique no botão "Ver calendário" para aceder ao calendário das Provas Finais e dos Exames Nacionais da 1.ª fase.
Comunicado - Mérito Escolar de Excelência
"A aluna Ana Francisca Peralta de Oliveira, aluna da Escola Secundária de Rio Tinto, do Curso Cientifico-Humanístico de Ciências Socioeconómicas, concluiu em 2023/2024 o 12º Ano com uma média final de 18,4 valores." (...)
Informações - Prova (Provas e Exames 2025)
Estão disponíveis, para consulta, na Biblioteca da ESRT e da EBFMSI, as Informações-Prova 2025, do 2º e 3º Ciclo e Ensino Secundário.
Clique no botão "Ver aviso" para aceder ao conteúdo completo do aviso.
Aviso - Matrículas EPE e 1º Ciclo
Biofase 2025 - Prémio de melhor poster
BIOFASE – II Congresso de Investigação em Bioengenharia no Ensino Secundário é um evento, promovido pela Escola Superior de Biotecnologia, da Universidade Católica Portuguesa, que se destina a todos os alunos do secundário que desenvolvem projetos e outros trabalhos científicos sobre bioengenharia em sentido lato.
TEAC À Velocidade do Sol
O 1.º ano do curso profissional de Técnico de Eletrónica, Automação e Computadores do AERT3 conquistou o 1.º lugar no 2.º escalão da corrida municipal de carrinhos solares "À Velocidade do Sol"! A equipa vencedora irá agora representar-nos na corrida intermunicipal, dia 29 de maio, que se realizará em Matosinhos.
Provas Digitais - Conectividade Móvel

- INFORMAÇÕES GERAIS À COMUNIDADE ESCOLAR
- FOLHETO PARA ALUNOS
- Referencial Escolas – Controlo de transmissão de COVID-19 em contesto escolar
- Acesso aos Serviços Administrativos
Eco-Agrupamento
Site Eco-Agrupamento
Selo Escola Saudável
https://www.dge.mec.pt/noticias/selo-escola-saudavel-2022-2024-abertura-de-candidaturas
Documentos editáveis
Os alunos de 10º ano do Curso de Ciências Socioeconómicas tomaram o pulso à sociedade de consumo e diagnosticaram falta aguda de informação e comportamentos inadequados a precisar de cuidados intensivos. Uma parte do tratamento para estes problemas pode estar contida nos vídeos produzidos pelos alunos, em substituição das atividades criativas que tinham concebido e que a pandemia não permitiu dinamizar… Alguns desses vídeos estão acessíveis aqui:
- «Internet - Perigos e Cuidados a ter»
https://youtu.be/STz93rYc9hs - «Plasticodependência»
https://youtu.be/_Deo5AxFlUg - «A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor»
https://www.youtube.com/watch?v=FnipR50x-8E - «Importância da rotulagem»
https://www.youtube.com/watch?v=esVYaDBpWT0 - «Inflação: o que tu precisas de saber!»
https://youtu.be/4tpav_HjNFM
Quando a educação, tão velha quanto a humanidade, se encontra com as artes e se deixa alagar por elas, especialmente pela poética do cinema jovem com pouco mais de cem anos, renova sua fertilidade, impregnando-se de imagens e sons (Moreira,2017).
Atualmente, todos os alunos estão totalmente familiarizados com os recursos audiovisuais e com os recursos que a tecnologia proporciona, interagindo facilmente com a linguagem audiovisual. Estes recursos mostram-se atraentes e eficazes, melhorando assim as suas qualidades estratégicas, tais como o interesse, a atenção e concentração, despertando a sua curiosidade e a sua ligação permanente com a tecnologia, tornando-se num processo facilitador da aprendizagem que estimula a imaginação e as capacidades do aluno.
Por este motivo, o AERT3 dinamiza ativamente o PNC, seja em contexto de sala de aula ou fora dela.
Os alunos exigem cada vez mais práticas pedagógicas motivadoras, e ensinar e aprender com recursos audiovisuais e cinematográficos é um exemplo disso, contribuindo fortemente para uma mudança da atitude face ao ensino e à aprendizagem. Pretende-se que, a visualização dos filmes selecionados no PNC, possa ser plenamente aproveitada para seguir o caminho da formação, da informação e da inovação, de forma devidamente planificada e de acordo com os objetivos pretendidos na utilização desta ferramenta pedagógica.
Para a exploração de cada filme é sempre criado um design educacional com diferentes atividades, com diferentes ferramentas tecnológicas que permitam alcançar os objetivos definidos e que auxiliam a desconstrução de todo o filme nas diferentes etapas (antes, durante e pós-visualização do filme...), analisar o recurso, analisar as diferentes perspetivas e desconstruir toda a sua linguagem.
Critérios de seleção para a mobilidade de alunos
|
|
Critérios de seleção para Cursos Estruturados e Job Shadowing
|
|
Projetos |
|
![]() |
K1 - Inovação, Criatividade e Tecnologia Novos Cenários de Aprendizagem |
![]() |
K2 - Young Historians Of Europe |
![]() |
K2 - Green Europe. Education. Abilities https://greenurope.com/2020/ |
![]() |
K2 - Be Clean, Be Green! Promoting the Sustainable Development of Our Community |
![]() |
K2 - Food for thought |
![]() |
KA122 - STEAM - Colaboração, Partilha e Inovação |
![]() |
Model Teachers 3.0 |
Escola Básica e Secundária de Rio Tinto
Tal como a maioria dos grandes sítios Web, para que o nosso sítio possa funcionar corretamente, instalamos pontualmente no seu computador ou dispositivo móvel pequenos ficheiros denominados cookies ou testemunhos de conexão.
O que são cookies?
Um cookie é um pequeno ficheiro de texto que um sítio Web instala no seu computador ou dispositivo móvel quando o visita. Estes ficheiros permitem que durante um certo período de tempo o sítio Web se «lembre» das suas ações e preferências, nomeadamente do nome de utilizador, da língua escolhida, do tamanho dos carateres e de outras definições de visualização. É por isso que quando percorre as páginas de um sítio ou regressa a um sítio que já visitou não tem, em princípio, de voltar a indicar as suas preferências quando regressa a um sítio.