European Quality Assurance in Vocational Education and Training
http://www.qualidade.anqep.
EQAVET 2024-2025
Calendário de Provas Finais e Exames Nacionais - 1ª fase
Por favor, clique no botão "Ver calendário" para aceder ao calendário das Provas Finais e dos Exames Nacionais da 1.ª fase.
TEAC À Velocidade do Sol
O 1.º ano do curso profissional de Técnico de Eletrónica, Automação e Computadores do AERT3 conquistou o 1.º lugar no 2.º escalão da corrida municipal de carrinhos solares "À Velocidade do Sol"! A equipa vencedora irá agora representar-nos na corrida intermunicipal, dia 29 de maio, que se realizará em Matosinhos.
Provas Digitais - Conectividade Móvel

Desbloqueio CUCo

Matrículas 2025/2026
O pedido de renovação de matrícula só deve ser efetuado em caso de transferência de estabelecimento, transição de ciclo, alteração de encarregado de educação ou quando esteja dependente de opção curricular, sendo que todas as restantes renovações são realizadas automaticamente.
Fique a conhecer os procedimentos da matrícula e respetiva renovação:
Ação Social Escolar – ASE (2025/2026)
Encontra-se aberto o processo de candidatura/inscrição a Subsídios de Estudo – Educação Pré-Escolar (refeições e prolongamento), 1º , 2º, 3º Ciclo e Ensino Secundário (refeições, livros e material escolar) e Bolsas de Mérito – 10º, 11º e 12º anos, para o ano letivo de 2025/2026.
Dia da Europa, 75 anos depois
A 9 de maio de 1950, uma célebre proposta francesa contribuiu para sarar as feridas de uma Europa destruída pela guerra e dividida por ódios e rivalidades.
A memória desse dia - até hoje "Dia da Europa" - foi assinalada, na Escola Secundária de Rio Tinto, com evocações e atividades dinamizadas pelos alunos Embaixadores Juniores do programa "Escola Embaixadora do Parlamento Europeu", das turmas 11ºJ e 11ºK, dirigidas a toda a população escolar.
EFMSI assinala os 20 anos eTwinning e o Dia da Europa
No passado dia 9 de maio de 2015, a Escola Frei Manuel de Santa Inês celebrou de forma simbólica e participativa duas datas de grande relevância: os 20 anos do programa eTwinning, do qual a escola faz orgulhosamente parte, e o Dia da Europa, comemorado a 9 de maio.A atividade envolveu toda a comunidade educativa e destacou-se pelo envolvimento dos alunos e docentes em diversas expressões artísticas e pedagógicas.
O TAS em visita de estudo ao Banco Português de Cérebros
No dia 2 de maio, os alunos do 1º e 2º TAS realizaram uma visita à exposição “Histórias para salvar – 10 anos do Banco Português de Cérebros”. A exposição de cariz histórico, artístico e científico celebra uma década do único Banco de Cérebros em Portugal dedicado à investigação de doenças neurológicas.
Eco-Agrupamento
Site Eco-Agrupamento
Selo Escola Saudável
https://www.dge.mec.pt/noticias/selo-escola-saudavel-2022-2024-abertura-de-candidaturas
Os alunos de 10º ano do Curso de Ciências Socioeconómicas tomaram o pulso à sociedade de consumo e diagnosticaram falta aguda de informação e comportamentos inadequados a precisar de cuidados intensivos. Uma parte do tratamento para estes problemas pode estar contida nos vídeos produzidos pelos alunos, em substituição das atividades criativas que tinham concebido e que a pandemia não permitiu dinamizar… Alguns desses vídeos estão acessíveis aqui:
- «Internet - Perigos e Cuidados a ter»
https://youtu.be/STz93rYc9hs - «Plasticodependência»
https://youtu.be/_Deo5AxFlUg - «A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor»
https://www.youtube.com/watch?v=FnipR50x-8E - «Importância da rotulagem»
https://www.youtube.com/watch?v=esVYaDBpWT0 - «Inflação: o que tu precisas de saber!»
https://youtu.be/4tpav_HjNFM
Quando a educação, tão velha quanto a humanidade, se encontra com as artes e se deixa alagar por elas, especialmente pela poética do cinema jovem com pouco mais de cem anos, renova sua fertilidade, impregnando-se de imagens e sons (Moreira,2017).
Atualmente, todos os alunos estão totalmente familiarizados com os recursos audiovisuais e com os recursos que a tecnologia proporciona, interagindo facilmente com a linguagem audiovisual. Estes recursos mostram-se atraentes e eficazes, melhorando assim as suas qualidades estratégicas, tais como o interesse, a atenção e concentração, despertando a sua curiosidade e a sua ligação permanente com a tecnologia, tornando-se num processo facilitador da aprendizagem que estimula a imaginação e as capacidades do aluno.
Por este motivo, o AERT3 dinamiza ativamente o PNC, seja em contexto de sala de aula ou fora dela.
Os alunos exigem cada vez mais práticas pedagógicas motivadoras, e ensinar e aprender com recursos audiovisuais e cinematográficos é um exemplo disso, contribuindo fortemente para uma mudança da atitude face ao ensino e à aprendizagem. Pretende-se que, a visualização dos filmes selecionados no PNC, possa ser plenamente aproveitada para seguir o caminho da formação, da informação e da inovação, de forma devidamente planificada e de acordo com os objetivos pretendidos na utilização desta ferramenta pedagógica.
Para a exploração de cada filme é sempre criado um design educacional com diferentes atividades, com diferentes ferramentas tecnológicas que permitam alcançar os objetivos definidos e que auxiliam a desconstrução de todo o filme nas diferentes etapas (antes, durante e pós-visualização do filme...), analisar o recurso, analisar as diferentes perspetivas e desconstruir toda a sua linguagem.
Pág. 1 de 3