Resultado das votações para o Conselho Geral
Para consultar as atas do resultado das votações para o Conselho Geral dos discentes, do pessoal docente e do pessoal não docente, clique em Ver atas.
Associação de Estudantes - Ens. Secundário
AVISO - Ensino Secundário
Informa-se as inscrições para matrícula/assistência em disciplinas isoladas do Ensino Secundário estão disponíveis até...
AERT3 representado em Viena no Curso sobre UDL
Os docentes Nuno Morujão e Carla Vieira, do AERT3, participaram recentemente em Viena na formação internacional "Universal Design for Learning: Strategies and Digital Tools to Support All Learners", dedicada à promoção de práticas pedagógicas inclusivas e inovadoras.
Comunicado - Mérito Escolar de Excelência
"A aluna Ana Francisca Peralta de Oliveira, aluna da Escola Secundária de Rio Tinto, do Curso Cientifico-Humanístico de Ciências Socioeconómicas, concluiu em 2023/2024 o 12º Ano com uma média final de 18,4 valores." (...)
Biofase 2025 - Prémio de melhor poster
BIOFASE – II Congresso de Investigação em Bioengenharia no Ensino Secundário é um evento, promovido pela Escola Superior de Biotecnologia, da Universidade Católica Portuguesa, que se destina a todos os alunos do secundário que desenvolvem projetos e outros trabalhos científicos sobre bioengenharia em sentido lato.
TEAC À Velocidade do Sol
O 1.º ano do curso profissional de Técnico de Eletrónica, Automação e Computadores do AERT3 conquistou o 1.º lugar no 2.º escalão da corrida municipal de carrinhos solares "À Velocidade do Sol"! A equipa vencedora irá agora representar-nos na corrida intermunicipal, dia 29 de maio, que se realizará em Matosinhos.
Desbloqueio CUCo

Dia da Europa, 75 anos depois
A 9 de maio de 1950, uma célebre proposta francesa contribuiu para sarar as feridas de uma Europa destruída pela guerra e dividida por ódios e rivalidades.
A memória desse dia - até hoje "Dia da Europa" - foi assinalada, na Escola Secundária de Rio Tinto, com evocações e atividades dinamizadas pelos alunos Embaixadores Juniores do programa "Escola Embaixadora do Parlamento Europeu", das turmas 11ºJ e 11ºK, dirigidas a toda a população escolar.
Eco-Agrupamento
Site Eco-Agrupamento
Selo Escola Saudável
https://www.dge.mec.pt/noticias/selo-escola-saudavel-2022-2024-abertura-de-candidaturas
Os alunos de 10º ano do Curso de Ciências Socioeconómicas tomaram o pulso à sociedade de consumo e diagnosticaram falta aguda de informação e comportamentos inadequados a precisar de cuidados intensivos. Uma parte do tratamento para estes problemas pode estar contida nos vídeos produzidos pelos alunos, em substituição das atividades criativas que tinham concebido e que a pandemia não permitiu dinamizar… Alguns desses vídeos estão acessíveis aqui:
- «Internet - Perigos e Cuidados a ter»
https://youtu.be/STz93rYc9hs - «Plasticodependência»
https://youtu.be/_Deo5AxFlUg - «A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor»
https://www.youtube.com/watch?v=FnipR50x-8E - «Importância da rotulagem»
https://www.youtube.com/watch?v=esVYaDBpWT0 - «Inflação: o que tu precisas de saber!»
https://youtu.be/4tpav_HjNFM
Quando a educação, tão velha quanto a humanidade, se encontra com as artes e se deixa alagar por elas, especialmente pela poética do cinema jovem com pouco mais de cem anos, renova sua fertilidade, impregnando-se de imagens e sons (Moreira,2017).
Atualmente, todos os alunos estão totalmente familiarizados com os recursos audiovisuais e com os recursos que a tecnologia proporciona, interagindo facilmente com a linguagem audiovisual. Estes recursos mostram-se atraentes e eficazes, melhorando assim as suas qualidades estratégicas, tais como o interesse, a atenção e concentração, despertando a sua curiosidade e a sua ligação permanente com a tecnologia, tornando-se num processo facilitador da aprendizagem que estimula a imaginação e as capacidades do aluno.
Por este motivo, o AERT3 dinamiza ativamente o PNC, seja em contexto de sala de aula ou fora dela.
Os alunos exigem cada vez mais práticas pedagógicas motivadoras, e ensinar e aprender com recursos audiovisuais e cinematográficos é um exemplo disso, contribuindo fortemente para uma mudança da atitude face ao ensino e à aprendizagem. Pretende-se que, a visualização dos filmes selecionados no PNC, possa ser plenamente aproveitada para seguir o caminho da formação, da informação e da inovação, de forma devidamente planificada e de acordo com os objetivos pretendidos na utilização desta ferramenta pedagógica.
Para a exploração de cada filme é sempre criado um design educacional com diferentes atividades, com diferentes ferramentas tecnológicas que permitam alcançar os objetivos definidos e que auxiliam a desconstrução de todo o filme nas diferentes etapas (antes, durante e pós-visualização do filme...), analisar o recurso, analisar as diferentes perspetivas e desconstruir toda a sua linguagem.
Pág. 1 de 3