Quando a educação, tão velha quanto a humanidade, se encontra com as artes e se deixa alagar por elas, especialmente pela poética do cinema jovem com pouco mais de cem anos, renova sua fertilidade, impregnando-se de imagens e sons (Moreira,2017).
Atualmente, todos os alunos estão totalmente familiarizados com os recursos audiovisuais e com os recursos que a tecnologia proporciona, interagindo facilmente com a linguagem audiovisual. Estes recursos mostram-se atraentes e eficazes, melhorando assim as suas qualidades estratégicas, tais como o interesse, a atenção e concentração, despertando a sua curiosidade e a sua ligação permanente com a tecnologia, tornando-se num processo facilitador da aprendizagem que estimula a imaginação e as capacidades do aluno.
Por este motivo, o AERT3 dinamiza ativamente o PNC, seja em contexto de sala de aula ou fora dela.
Os alunos exigem cada vez mais práticas pedagógicas motivadoras, e ensinar e aprender com recursos audiovisuais e cinematográficos é um exemplo disso, contribuindo fortemente para uma mudança da atitude face ao ensino e à aprendizagem. Pretende-se que, a visualização dos filmes selecionados no PNC, possa ser plenamente aproveitada para seguir o caminho da formação, da informação e da inovação, de forma devidamente planificada e de acordo com os objetivos pretendidos na utilização desta ferramenta pedagógica.
Para a exploração de cada filme é sempre criado um design educacional com diferentes atividades, com diferentes ferramentas tecnológicas que permitam alcançar os objetivos definidos e que auxiliam a desconstrução de todo o filme nas diferentes etapas (antes, durante e pós-visualização do filme...), analisar o recurso, analisar as diferentes perspetivas e desconstruir toda a sua linguagem.
Critérios de seleção para a mobilidade de alunos
|
|
Critérios de seleção para Cursos Estruturados e Job Shadowing
|
|
Projetos |
|
![]() |
K1 - Inovação, Criatividade e Tecnologia Novos Cenários de Aprendizagem |
![]() |
K2 - Young Historians Of Europe |
![]() |
K2 - Green Europe. Education. Abilities https://greenurope.com/2020/ |
![]() |
K2 - Be Clean, Be Green! Promoting the Sustainable Development of Our Community |
![]() |
K2 - Food for thought |
![]() |
KA122 - STEAM - Colaboração, Partilha e Inovação |
![]() |
Model Teachers 3.0 |
Pág. 2 de 3