No dia 18 de março de 2023 celebrou-se o Digital Clean Up Day, sob o mote “Let’s take out our digital waste and save our environment!”. Cada ano a Internet e os sistemas associados que possibilitam o seu funcionamento produzem mais de 900 milhões de toneladas de dióxido de carbono. Estudos indicam que a Internet contribui com 3,7% do total das emissões de CO2, o equivalente a todo o tráfego aéreo.
O Clube de Leitura e Escrita da ESRT ´vai promover um encontro com o autor Raul Minh'alma, que ocorrerá no dia 24 de março.
A Biblioteca Escolar e o Clube de Leitura e Escrita da ESRT irão dinamizar a atividade "VAMOS LEVAR A POESIAS ÀS SALAS DE AULA!", na próxima 3ªfeira, dia 21 de março.
No dia 15 de março, as turmas de 6º ano do nosso Agrupamento, assistiram a uma sessão de Educação Sexual , dinamizada pelo Clube de Ciência Viva na Escola, orientada pela Enfermeira Sílvia, em articulação com a Saúde Escolar. Estas sessões tiveram como tema a Puberdade já que a temática se enquadra nas Aprendizagens Essenciais de Ciências Naturais de 6º ano.
Queremos renovar o logotipo das bibliotecas escolares do Agrupamento.
És aluno do 3º ciclo ou do secundário?
Na semana de 27 de fevereiro a 3 de março decorreram as Competições Nacionais de Ciência (CNC), em rede, promovidas pela Universidade de Aveiro. Nas competições relativas a Matemática e Ciências Naturais de 2º Ciclo, MaisMat e Natweb, respetivamente, participaram 50 equipas da Escola Frei Manuel de Santa Inês.
No dia 24 de janeiro, todas as turmas do 4º ano do Centro Escolar de Baguim, cada uma na sua vez, assistiram a uma sessão de Suporte Básico de Vida, orientada pela Enfermeira Sílvia, em articulação com a Saúde Escolar.
Nos dias 17 e 24 de fevereiro, as turmas de 6º ano do nosso Agrupamento, também beneficiaram de sessões similares, adaptadas à sua faixa etária. Estas sessões são feitas anualmente, por solicitação do grupo 230, já que o Suporte Básico de Vida se enquadra nas Aprendizagens Essenciais de Ciências Naturais de 6º ano.
Na semana de 13 a 17 de fevereiro, os parceiros do projeto Erasmus “Model Teachers 3.0” estiveram de visita ao nosso agrupamento, a cumprir a segunda mobilidade prevista no plano de trabalho, após a primeira ocorrida em Espanha, no último setembro. A temática desta mobilidade era “Mini Project vs Traditional Board and Coursebook Method”.
Projeto eTwinning “Green Computing for a Greener Earth” apoia o Safer Internet Day, 7 de fevereiro de 2023
Os parceiros do projeto internacional eTwinning, onde participam as docentes Ana Lúcia Mouta e Marina Hussein, destinado a alunos de 2º e 3º ciclo, estão empenhados na sensibilização dos alunos para uma navegação segura no mundo digital. Para o efeito, elaboraram um poster colaborativo e abriram um fórum para os alunos do projeto, com duas questões orientadoras: (i) “How can we be safe using our digital devices and on the Internet?” (ii) What are your ideas and opinions about eSafety?”.
A professora Maria de Jesus Silva, do grupo 550, do AERT3, foi selecionada para participar no Seminário eTwinning intitulado "Turismo do vinho e da alimentação", organizado na área de Langhe, no Piemonte, de 4 a 6 de Outubro de 2022 e dedicado a professores que lecionam o Ensino e Formação Profissional.
A Escola Secundária de Rio Tinto é agora Escola Embaixadora do Parlamento Europeu e o eurodeputado Francisco Guerreiro é o nosso primeiro convidado!
No âmbito do projeto Erasmus K2+-Green Europe. Education. Abilities, seis alunos do 12º ano do AERT3, na companhia de 2 professoras, deslocaram-se a Panevezys, cidade do Norte da Lituânia, entre os dias 7 e 16 de outubro.
AERT3 conquista o selo ‘Escola Sem Bullying | Escola Sem Violência’ 2022/2023
No dia 20 de outubro assinalou-se o Dia Mundial do Combate ao Bullying. Neste dia, o AERT3 foi galardoado com o selo ‘Escola Sem Bullying | Escola Sem Violência’ 2022/2023, por ter promovido e implementado um Plano de Prevenção e Combate ao Bullying e ao Ciberbullying.
Na semana de 12 a 16 de setembro, 4 docentes do AERT3 (profs. Fátima Ramos, Jorge Gonçalves, Marina Hussein e Mónica Teixeira), do 1º e 2º ciclo, deslocaram-se à CEIP (Colégio de Educação Infantil e Primária) de Toral de los Vados, na província de Castilla e León, Espanha, no âmbito do projeto Erasmus KA210-SCH-C90288C1, com o título “Model Teachers 3.0”.
Clique em "ver calendário" para consultar o calendário escolar relativo ao ano letivo 2022/2023, aprovado noConselho Pedagógico de 12 de julho.
A informação relativa aos concurso está disponível a partir do menu Concursos > Técnicos Especializados.
Pág. 3 de 5