gm1Palestra sobre a participação portuguesa na I Grande Guerra e o Corpo Expedicionário Português no dia 27 de abril de 2017,  às 15 horas no Auditório da Escola Secundária de Rio Tinto dinamizada pelo Prof. Gil Santos, autor do Blog A “cortar prego” na Flandres. 

Projeção do documentário "Portugueses nas Trincheiras" da RTP1, de António Louçã. Apresentação da Saga de um Combatente na primeira pessoa.

A palestra sobre a participação portuguesa na I Guerra Mundial revestiu um duplo aspeto de abordagem integrada dos conteúdos das disciplinas de História e de História A e uma vertente muito particular de promoção da cidadania no contexto atual e internacional à época, bem como a memória dos combatentes da grande Guerra nas frentes africana e europeia, as razões da participação portuguesa, bem como a partilha de memórias que sobreviveram até hoje veiculadas por documentos dos próprios e dos meios de comunicação social. A palestra foi seguida de um debate com os alunos, o qual constituiu uma modalidade bastante adequada para a divulgação da informação, realçando-se a importância das competências cívicas e sociais, articulando com os domínios social, político e económico.

A palestra foi dinamizada pelo Prof. Gil Santos, da Escola Secundária de Caldas de Taipas; nela assumiu o papel de um combatente do Corpo Expedicionário Português (CEP) na frente de batalha europeia, com situações vividas neste contexto e no quotidiano da época, com documentos relevantes, com o equipamento dos soldados, desde as armas, capacete, escafandro, cantil e vestuário com os materiais da época; a atividade foi bastante dinâmica e participada pelos alunos presentes, dado o tema e a forma como foi abordado.