A segurança digital é uma preocupação do Agrupamento e, num contexto de articulação entre Escolas, os alunos do 11º ano do Curso Profissional de TEAC, sob a orientação do professor Álvaro Barbosa, organizaram uma sessão sobre navegação segura na Internet e prevenção do cyberbullying destinada aos alunos do 2º Ciclo.
A sessão foi oportuna e animada, com os alunos mais novos a revelarem grande recetividade à palestra e os mais velhos a treinarem as suas competências de comunicação.
Na Escola Frei Manuel, além desta sessão de mentoria entre alunos, os alunos do 5º ano beneficiaram de uma palestra ministrada pela Enfermeira da Saúde Escolar, “(Des)conecta-te – Navega com Segurança”, que reforçou a mensagem sobre segurança digital.
Os projetos eTwinning a decorrer, o “DigiP@th2Europe”, o “Green Digital Citizen – Today, Tomorrow, Always”, o “Many Friends – Many Steps for a Happier Planet”, “o GOT Blue”, o “I learn Life Skills Through STEAM” e o “Landscapes around us”, também contribuíram com atividades relevantes para assinalar o Dia da Internet Segura, adequadas à faixa etária. Por exemplo, foi abordado o tema da privacidade e o uso da Inteligência Artificial, a partir do vídeo “Privacy in an AI Era – personal and sensitive data in generative AI prompts”, além das pinturas colaborativas alusivas ao Dia. Os parceiros destes projetos internacionais também partilharam boas práticas sobre segurança online nas suas Escolas, intercâmbio que permitiu perceber que, através da Europa, as preocupações são similares no que ao eSafety diz respeito. Num outro projeto, os alunos criaram uma história colaborativa, a “Guardians of the Internet”, apresentando um cenário-problema, seguido de uma ação-solução. Uma forma simples e eficaz de abordar a segurança digital foi a adotada por um dos projetos eTwinning – partir do conhecimento dos alunos sobre segurança digital e, então, sintetizar algumas regras a seguir na navegação digital.
Todas estas ações, no seu conjunto, dotaram os nossos alunos de mais competências para navegar online de forma cuidada, evitando perigos e, também, o ciberbullying.


















