Os docentes Nuno Morujão e Carla Vieira, do AERT3, participaram recentemente em Viena na formação internacional "Universal Design for Learning: Strategies and Digital Tools to Support All Learners", dedicada à promoção de práticas pedagógicas inclusivas e inovadoras.
Esta ação de formação centrou-se no modelo Universal Design for Learning (UDL), uma abordagem que visa garantir o sucesso de todos os alunos, respeitando as suas diferenças e necessidades individuais. Durante a formação, foram exploradas estratégias para criar ambientes de aprendizagem mais equitativos, adaptados a diferentes estilos cognitivos e níveis de motivação.
Um dos destaques do curso foi a integração de ferramentas de Inteligência Artificial (IA) no processo de ensino-aprendizagem. Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer e experimentar plataformas como EduGPT, MagicSchool, Curipod, Perplexity e Socrative, entre outras, que permitem personalizar conteúdos, diversificar atividades e promover a autonomia dos alunos.
A formação abordou ainda temas como:
- A valorização da diversidade cultural e identitária nas escolas;
- A importância de metodologias ativas e colaborativas;
- Estratégias para o desenvolvimento da atenção, motivação e criatividade dos alunos;
- O papel do professor como facilitador e orientador da aprendizagem.
Os professores partilharam a realidade educativa do Agrupamento de Escolas de Rio Tinto nº 3 (AERT3), composto por nove escolas e com cerca de 2400 alunos. A experiência foi também uma oportunidade para divulgar o trabalho desenvolvido no agrupamento e reforçar o compromisso com uma educação mais inclusiva, digital e centrada nos alunos.
Este tipo de participação internacional enriquece não só a prática pedagógica dos docentes, como também contribui para a internacionalização e inovação do nosso projeto educativo.”