miniAgrupamento de Escolas Nº 3 de Rio Tinto, Gondomar e o Colégio Santa Joaquina de Vedruna, de Cartagena (Espanha), deram início a uma parceria educativa enriquecedora no âmbito do programa Erasmus+ KA121 (Mobilidade de Grupos Escolares).

A primeira mobilidade realizada em Cartagena, Espanha, entre 8 e 15 de fevereiro de 2025 contou com a participação de seis alunas do 2º ciclo da Escola Básica Frei Manuel Santa Inês, acompanhadas pelas professoras Ana Lúcia Mouta e Teresa Moreira.

A semana de atividades incluiu uma mistura de aprendizagem colaborativa, exploração cultural e integração dos alunos portugueses e espanhóis. O programa destacou-se por visitas guiadas a monumentos históricos, como o Teatro Romano e a Casa de la Fortuna, além de um workshop interativo no Fórum Romano Molinete, intitulado “Back to the Past”, que permitiu aos participantes mergulhar na herança arqueológica da região.

A componente pedagógica foi reforçada com workshops sobre reciclagem e a colaboração no projeto eTwinnig. A interação entre os alunos foi promovida através de um photo rally pela cidade e de momentos de convívio, como a festa de despedida na escola, que incluiu um lanche.

A mobilidade Erasmus+ proporcionou às participantes uma oportunidade única de aprendizagem, fomentando o contacto com diferentes realidades e promovendo valores como a sustentabilidade e a cidadania europeia.

A segunda mobilidade decorreu entre 1 e 8 de março de 2025, no Porto, oito alunos e duas professoras (Mónica e Rufina) do colégio espanhol estiveram na nossa escola para uma semana repleta de aprendizagem prática, sustentabilidade e intercâmbio cultural. As atividades foram desenvolvidas pelas professoras Ana Lúcia Mouta, Marina Hussein e Teresa Moreira.

O programa inclui visitas educativas ao Centro Histórico do Porto, à Lipor, bem como à Quinta do Passal, um espaço dedicado à educação ambiental. As atividades práticas destacaram-se pela diversidade: desde workshops de culinária saudável, onde os alunos prepararam biscoitos nutritivos, até ao projeto STEAM "Inventores dos Mares", que desafiou os alunos a criar máquinas inovadoras para proteger os oceanos. A arte sustentável também esteve em foco, com a criação de sacos reutilizáveis com t-shirts usadas

No âmbito da parceria com a Ciência Viva, com o professor Nuno Morujão, os alunos participaram em experiências práticas, observaram como o aumento de CO₂ acidifica os oceanos, afetando ecossistemas marinhos, e contribui para o aquecimento global.A interação cultural foi um pilar central da mobilidade. As aventuras ao ar livre, como um passeio pelo Parque Urbano de Rio Tinto, de barco no rio Douro e um tour Hop-On Hop-Off pela cidade, complementaram a imersão na cultura portuense. No último dia, os participantes colaboraram no projeto eTwinning e partilharam um jantar com as famílias dos alunos, momento que incluiu a entrega de Certificados de participação.