ro mini1Na semana de 1 a 5 de maio, quatro docentes do AERT3 que fazem parte do grupo de trabalho do projeto Erasmus “Model teachers 3.0” (Ana Mouta, Dulce Trindade, Sónia Pereira, Teresa Moreira), participaram na mobilidade à Scoala Gimnaziala Mihai, Braila, Roménia, juntamente com os parceiros hospedeiros, a CEIP Toral de los Vados (Espanha) e Suleyman Turkmani Ilkokulu (Turquia).

A temática explorada nesta terceira mobilidade foi “Aprender fora da sala de aula vs método tradicional”, seguindo o plano de trabalho definido na candidatura. Entre outras atividades, professores e alunos romenos colaboraram na “Beyond Words”, participaram numa corrida humanitária intitulada “Be a Hero!”, observaram o ecossistema da pequena ilha “Balta Mica e Braila” numa visita exploratória, apreciaram a peça de teatro apresentada pelos alunos, “Slowing down is na act!”, e realizaram atividades de tapeçaria e olaria no Centro Cultural de Braila que possibilitou conhecer e aprender algumas tradições e costumes romenos.

 ro foto1 miniro foto2 miniro foto3 mini

Houve também espaço para a vertente cultural nomeadamente, um passeio pelo Delta do Danúbio, visita à Reserva Natural de Letea e visita à cidade de Braila.
A última mobilidade está agendada para a terceira semana de setembro, aos parceiros da Turquia. O projeto eTwinning com o mesmo nome, a ser desenvolvido em paralelo com este projeto Erasmus, tem permitido expandir a construção do perfil do professor do futuro, com o contributo valioso dos alunos, tanto a nível de sugestões de trabalho, assim como de “balão de ensaio” de cenários de aprendizagem propostos e respetivo feedback.

A conclusão do projeto Erasmus será final de abril do próximo ano e a do projeto eTwinning subjacente será no mês seguinte.