etwschool miniO nosso agrupamento obteve o reconhecimento do seu investimento numa estratégia sustentada de internacionalização com a obtenção do Selo de Escola eTwinning para o biénio 23/24 (já o tinha obtido no biénio 21/22), cujo resultado foi tornado público no início de maio. Há 196 estabelecimentos de ensino portugueses que receberam este reconhecimento e 5 no concelho de Gondomar, entre os quais, o AERT3.

 A lista destes estabelecimentos de ensino pode ser consultada na plataforma ESEP, tanto as portuguesas como as dos 43 países que constituem a comunidade eTwinning, assim como todo o processo e requisitos para se atingir uma candidatura bem-sucedida em  https://school-education.ec.europa.eu/en/recognition/etwinning-school-label.

Numa primeira fase, automática, o eTwinning seleciona escolas e agrupamentos que, cumulativamente: (i) estão registados na plataforma há pelo menos 2 anos (ii) têm pelo menos 3 professores envolvidos em projetos eTwinning, desenvolvimento profissional ou outra atividade eTwinning nos 2 últimos anos (iii) têm pelo menos um docente envolvido num projeto eTwinning europeu que recebeu um Selo Nacional de Qualidade. Os estabelecimentos de ensino pré-selecionados concorrem à certificação Selo de Escola eTwinning, onde se afere, e de acordo com a Direção-Geral da Educação, em https://www.dge.mec.pt/noticias/candidatura-selo-escola-etwinning-2023-2024, “... o empenho e a dedicação não só de eTwinners, individualmente, mas de escolas inteiras, nas quais, equipas de professores e líderes escolares trabalham em conjunto.” A avaliação da candidatura incide nas áreas do “eSafety”, da “Liderança partilhada”, na “Colaboração”, nos “Alunos como agentes de mudança”, na “Escolas como modelo para outras escolas” e “Escolas Inclusivas e inovadoras”.

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 As escolas e agrupamentos com Selo de Escola eTwinning são oficialmente reconhecidas na Europa como um modelo no que concerne à ação eTwinning e formam um núcleo e uma rede de escolas que servem de inspiração à continuidade e desenvolvimento do eTwinning na Educação. Os docentes são encorajados a participar em programas de desenvolvimento profissional específicos e fazem parte do Grupo “Escolas eTwinning” que promove a partilha de boas práticas e do espírito colaborativo. A Direção do AERT3 endossa as felicitações do NSO português a todos os docentes do AERT3 e restante staff do agrupamento pela distinção alcançada e espera que cada vez mais docentes se tornem eTwinners ativos.