vc 25abrO projeto Votar Claro assinalou a passagem dos 49 anos do 25 de abril de 1974 com duas palestras de João Paulo Batalha, destacado ativista anticorrupção e dirigente da Associação “Frente Cívica”. Em duas sessões no Auditório da ESRT, nos dias 27 (para um público adulto) e 28 de abril (para estudantes do ensino secundário), João Paulo Batalha orientou os participantes numa reflexão que, partindo do contexto do Estado Novo e da mudança operada pelo 25 de abril, analisou e comentou as atuais perceções em torno dos fenómenos da corrupção e da confiança nas instituições.

Na sua comunicação, o orador teceu interessantes observações sobre casos e temas da atualidade e pôs em destaque a necessidade do envolvimento dos cidadãos através de mecanismos e formas de exercer a participação democrática, a qual não pode resumir-se ao ato de votar.

  

No dia 27, a sessão contou com um momento musical, proporcionado por alunos do 5ºano da Escola Básica Frei Manuel de Santa Inês, e encerrou com um Porto de Honra. No dia 28, a abertura esteve a cargo do aluno João Ferreira, vice-presidente da Comissão Eleitoral do projeto Votar Claro.

Ao longo da semana do 25 de abril, outras iniciativas foram desenvolvidas pelos alunos do Votar Claro, com destaque para duas palestras por e para alunos com objetivos de enquadramento histórico e político da revolução e do seu impacto na sociedade portuguesa.

Estas atividades foram dinamizadas com a colaboração dos alunos Beatriz Sousa (Presidente da Comissão Eleitoral), João Ferreira, Filipe Alves, Inês Carvalho, Rita Rodriguez, Maria Gouveia, Clara Mota, Beatriz Campos e Helena Teixeira.

vc25abr 03 mini vc25abr 04 mini