boden3 mini

Na semana de 16 a 22 de abril, decorreu a mobilidade de 11 alunos da ESRT à Suécia, mais especificamente a Boden, uma cidade no norte deste país.
O acontecimento decorreu no âmbito do um projeto Erasmus + (uma iniciativa da União Europeia que apoia a educação, a formação, a juventude e o desporto) intitulado CSI-STEAM que visa o desenvolvimento e aprendizagem dos estudantes nas áreas da Matemática, Ciências Naturais/Biologia, Físico-Química, Educação Visual e TIC.

Em Boden, na escola Bjorknas Gymnasiet, os jovens frequentaram diversas aulas de Matemática, Ciências Naturais/Biologia, Físico-Química, Educação Visual e TIC onde adquiriram conhecimento através da realização de diversas experiências, vivenciando diferentes métodos de ensino, convivendo com diferentes mentalidades e conhecendo outro tipo de instalações (por exemplo, os nossos alunos ficaram admirados por existirem nas paredes da escola tomadas a “sair” do teto, mesmo por cima da cabeça dos estudantes). O rigor científico foi também sempre notado e realçado pelos alunos da ESRT enquanto eram orientados pelos alunos suecos, que seguiam escrupulosamente protocolos muito detalhados, recolhiam informações e realizavam posteriormente relatórios.

boden3 mini imagem

Todas as atividades vivenciadas nesta mobilidade permitiram estimular o espírito crítico, a criatividade, a melhoria das competências linguísticas, a aquisição de competências digitais, promover o trabalho colaborativo com os pares e potenciar novos (diferentes e apelativos) cenários de aprendizagem.

Dever-se-á realçar também que o foco não foi restrito totalmente ao ambiente escolar. Estando noutro país, os estudantes portugueses mergulharam na cultura sueca, o que lhes foi proporcionado não só pelos professores estrangeiros, como também pelas famílias onde estiveram alojados, alargando os seus horizontes desde a alimentação (experimentando, por exemplo, entre outras comidas, carne de rena) ao desporto (praticando ski).

boden1 mini