dcdNo dia 18 de março de 2023 celebrou-se o Digital Clean Up Day, sob o mote “Let’s take out our digital waste and save our environment!”. Cada ano a Internet e os sistemas associados que possibilitam o seu funcionamento produzem mais de 900 milhões de toneladas de dióxido de carbono. Estudos indicam que a Internet contribui com 3,7% do total das emissões de CO2, o equivalente a todo o tráfego aéreo.

Estima-se que, em 2030, a rede digital irá consumir cerca de 20% da energia mundial. Se apagarmos ficheiros, fotos, vídeos e Apps desnecessárias estaremos a reduzir a nossa pegada digital e, também, a estender a vida útil dos nossos aparelhos. Consulte o site https://www.digitalcleanupday.org e fique a saber como fazer uma limpeza digital, seja a nível dos seus equipamentos pessoais ou da organização onde trabalha.

As professoras Ana Lúcia Mouta e Marina Hussein, parceiras no projeto internacional eTwinning “Green Computing for a Greener Earth”, juntaram-se a esta celebração e incentivaram os seus alunos e famílias a reduzirem a sua pegada digital.