miniNo âmbito do projeto Erasmus K2+-Green Europe. Education. Abilities, seis alunos do 12º ano do AERT3, na companhia de 2 professoras, deslocaram-se a Panevezys, cidade do Norte da Lituânia, entre os dias 7 e 16 de outubro.

A Escola Professional VšƏ Panevėžio profesinio rengimo centras fez o acolhimento desta mobilidade, que juntou alunos da Roménia e da Turquia.
Em Panevezys, os alunos tiveram a oportunidade de visitar as instalações escolares, guiados pelos colegas lituanos, assim como, os espaços verdes envolventes à escola. As fotos recolhidas durante a visita aos espaços verdes permitiram criar uma criativa exposição fotográfica.
Com o objetivo de conhecer a floresta lituana, os alunos visitaram dois parques florestais nas imediações de Panevezys (Krekenava e Girinis). Aqui puderam constatar a enorme beleza e o excelente grau de preservação das áreas verdes.


Esta mobilidade ainda permitiu aos alunos conhecerem Vilnius, capital da Lituânia, Kaunas e Trakai.
Foi uma experiência extremamente enriquecedora para os alunos participantes, tanto ao nível científico, cultural como humano, como se pode comprovar pelas palavras de alguns deles:
"A experiência foi, simplesmente, fenomenal. Uma nova cultura, novas tradições, uma diferente gastronomia, mas, essencialmente, novas pessoas, amizades diferentes, o que tornou tudo mais prazeroso. O clima, a meu ver, era ligeiramente mais frio do que esperava que fosse, porém, o ambiente tanto das ruas quanto dos espaços era reconfortante. Os longos nove dias de mobilidade foram bastante agradáveis, pois para além de me ter sujeitado a uma diferente rotina, fez-me pensar o quão extraordinário é o mundo lá fora, fora da minha zona de conforto. Inesquecível e marcante, são com estas palavras que posso, seguramente, definir esta experiência." - Tiago Queirós
“Foi para mim uma experiência inovadora e um enorme prazer poder ficar a conhecer novas culturas, neste caso a lituana, assim como as suas florestas. Participei em inúmeros desafios que nunca esquecerei. Foi, sem dúvida, uma viagem marcante. Obrigada por esta experiência incrível!” - Cláudia Oliveira