Uma delegação portuguesa participou, de 28 a 30 de abril, em Malta, num Seminário que reuniu professores de 15 nacionalidades diferentes, intitulado “Diverse & Creative Learning Environments”, uma organização da comunidade eTwinning. A representação portuguesa formada apenas por quatro docentes, onde se incluem as professoras Marina Hussein do Agrupamento Escolas Rio Tinto nº3 (AERT3), Cristina Ferreira da Silva, da Escola Secundária de Santarém, Susana Stoffel do Agrupamento de Escolas Sá da Bandeira, em Santarém e Maria Assunção do Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro, em Coimbra, acompanhadas pelo embaixador eTwinning da região Centro, Luís Gonçalves, em representação da organização Nacional de Apoio (que integra a Direção Geral da Educação).

O objetivo principal deste Seminário foi a implementação de diversos projetos internacionais de parceria eTwinning, assim como a partilha de experiências e conhecimentos. No próximo ano letivo, a docente do AERT3, Marina Hussein, será co-fundadora de mais um projeto internacional sobre o binómio Literacia & Numeracia, com o St. Thomas More College, Marsaxlokk Primary, de Malta, em linha com a aposta no aprofundamento da internacionalização do Agrupamento. Este género de parcerias, sob a forma de projeto eTwinning, facilitam o trabalho colaborativo entre docentes do mesmo estabelecimento de ensino e entre docentes de escolas de outros países, criando-se condições para um processo de trabalho enriquecido e complementado com contributos diversos, mesmo do ponto de vista cultural, e com resultados com grande valor acrescentado do ponto de vista pedagógico.

semin dcle

Na sessão plenária do primeiro dia, 28 de Abril, Marcin Zaród, especialista do projeto “Novigado – Active Learning in Innovative Learning Spaces” introduziu algumas ideias basilares sobre espaços de aprendizagem, com a palestra “Beyond the Box – Innovative learning spaces in day-to-day classroom practice”. No dia 29 abril, todos os participantes tiveram um papel ativo nos Workshops tais como o “Dynamic Learning Techniques in Class and Online in eTwinning Projects”, “21st century Literacies – integration of Technologies in the classroom” e “Pimp the school: 5 ways to upgrade your learning environment”.

No último dia do Seminário, dia 30 de Abril, durante a sessão plenária, os embaixadores eTwinning partilharam exemplos de boas práticas na metodologia de projeto, em particular, ao nível do planeamento e do trabalho colaborativo.

O valor do Seminário não se encerra em si próprio e nem terminou, já que todos os participantes irão fazer a sua disseminação, tanto ao nível do seu Agrupamento, como a nível local/regional e, em Portugal, a nível nacional, no próximo mês de setembro, nas iniciativas que os Serviços Nacionais de Apoio ao eTwinning (NSO) irão organizar.