academia miniO eTwinning, comunidade de escolas da Europa, financiado pelo Erasmus+, é um projeto que disponibiliza uma plataforma, a European School Education Platform (lançamento a 16 maio, que vai integrar o eTwinning e a School Education Gateway) para que os profissionais de educação que trabalham em escolas dos países europeus envolvidos, possam comunicar, colaborar, desenvolver projetos e partilhar. 

 

Em fevereiro, os Serviços Nacionais de Apoio ao eTwinning (NSO) lançaram um desafio às escolas nacionais, que consistia na constituição da Academia Júnior eTwinning. Esta Academia, formada por alunos interessados em contribuir e participar em projetos internacionais, pretende incentivar um espírito de partilha e de identidade eTwinning. De acordo com a visão do NSO, a implementação da Academia contribuirá para a operacionalização da Estratégia de Educação para a Cidadania do Agrupamento e para alcançar o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, assim como dinamizar ainda mais a iniciativa “Líderes Digitais” já existente no AERT3. 

Até ao Carnaval os alunos da Academia criaram um LOGO e, até à Páscoa, um cartaz que inclui o LOGO já criado. Foi solicitado trabalhar com os alunos todas as questões relacionadas com os Direitos de Autor, incutindo hábitos de procura de imagens e áudios que permitam a sua utilização livre. No caso particular do nosso Agrupamento, tanto o LOGO como o cartaz são um trabalho original do aluno Nuno Abel Santos, do 7º ano, turma B.  

Até ao final de junho, os alunos deverão fazer um vídeo, de 90s a 2 minutos, que sumarize as atividades da Academia. 

No dia 7 de julho, será feita a apresentação pública, levada a cabo pela organização Nacional de apoio eTwinning, com a divulgação de um padlet com os cartazes das Academias e um outro com os vídeos resumo/avaliação das atividades deste ano das AJE. 

academia divulga