É com orgulho que anunciamos que a nossa aluna Laura Abreu, do 11.º M, é uma das quatro vencedoras do projeto Histórias da Ajudaris em Voz Alta (edição 2022), que envolveu um total de 260 candidaturas do território nacional e de alunos portugueses residentes na Suíça, unidas pela vontade de ler e comemorar o dia mundial da leitura em voz alta, 1 de fevereiro.
No trabalho da Laura incluíram-se os elementos de que ela precisava: a retaguarda segura e estímulo dos pais, a vontade dos professores do centro de apoio à aprendizagem (CAA), a elevação cívica dos alunos da associação de estudantes (que ajudaram à divulgação), a entusiástica recetividade dos seus colegas de turma e da professora de Geografia durante a sua leitura em aula. E no final, foi a Laura que se incluiu num projeto nacional, que, à partida, poderia pensar-se não ser para si, pelo facto de apresentar fortes barreiras à aprendizagem. Mas foi. E distinguiram-se, a Laura e a inclusão. Até dia 18 de fevereiro, o seu vídeo contou com 2.200 visualizações.
A participação no projeto Histórias da Ajudaris em Voz Alta apostou na divulgação porque assim tinha de ser. Mas há outros a decorrer no AERT3, no âmbito da literacia, que se constroem e solidificam num registo de maior discrição, contando com o trabalho da equipa de docentes do CAA. Um deles é o Pontes d´Escrita, Letras que se tocam, ideia que nasceu da vontade do professor Rui Silva (AERT3) e de 3 professoras do AE Gaia Nascente em motivar alunos com fortes barreiras à aprendizagem, através de uma dinâmica de escrita partilhada e outras experiências entre diferentes Agrupamentos. O primeiro ano de experiência teve expressão na edição de um livro com o resultado dessa parceria e que será oferecido à BE/CR. Não cabe neste momento descrever o projeto Pontes d´Escrita, mas sim reforçar que a aluna Laura Abreu, assim como outros alunos do CAA também participam nele.