O S.P.O. elabora, para cada ano lectivo, um plano de actividades que submete a aprovação pelo conselho pedagógico.

Psicólogo responsável

Abílio Cardoso

Atribuições gerais

  • Orientação Vocacional

  • Observação e Avaliação Psicopedagógica

  • Consulta Individual e Familiar

  • Aconselhamento/consultoria à comunidade educativa

Contacto

Os atendimentos podem ser solicitados pelos próprios alunos, directores de turma, professores, direção e encarregados de educação.

Independentemente da origem e razão do atendimento, os alunos e encarregados de educação beneficiam das regras de confidencialidade do acompanhamento psicológico.

Para além do contacto directo e telefónico, o S.P.O. pode também ser contactado através do email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Actividades

Orientação Vocacional – 9º ano

Esta modalidade funciona através de:

  • Sessões semanais em grupo, para os alunos do 9º ano que nelas se inscrevam, como modo de ajuda à escolha vocacional.

  • Sessões de informação a alunos do 9º ano e respectivos Encarregados de Educação.

  • Esclarecimentos pontuais a alunos que não pretendam frequentar as sessões semanais de Orientação Vocacional.

Orientação Vocacional – Ensino Secundário

O S.P.O. disponibiliza a cada turma do ensino secundário uma hora semanal, ao longo de um mês, para acompanhamento, em grupo, do projecto vocacional dos alunos.

Necessidades de reorientação detectadas neste processo darão origem a sessões individuais de orientação vocacional.

Orientação vocacional – Semana da Orientação

O S.P.O. organiza, em colaboração com o GAPA, a Semana da Orientação que inclui habitualmente:

  • Exposição de ofertas formativas.

  • Presença de instituições de ensino superior e profissional, através de stands ou palestras, para apresentação da sua oferta aos alunos.

Orientação Vocacional - Apoio no momento da matrícula

O S.P.O., em colaboração com o GAPA, presta apoio aos alunos no acto de matrícula, fornecendo informações sobre opções disponíveis e suas implicações para o percurso escolar dos alunos.

Consulta individual e familia

Aos jovens com necessidade de apoio psicológico ou em situação de risco detectadas é oferecido acompanhamento regular pelo S. P. O.

Sempre que se justifique, a família poderá eventualmente ser incluída no processo de atendimento.

Os casos são atendidos em função das disponibilidades do S.P.O., tendo em consideração o grau de urgência da intervenção.

Observação e Avaliação Psicopedagógica

Esta modalidade de atendimento terá lugar sempre que, em reunião com o Director de Turma ou professor de apoio educativo, se identificar a necessidade de observação/avaliação de um jovem.

Esta avaliação incide sobre diversas vertentes implicadas na escolaridade:

  • Capacidades cognitivas (atenção, memória, raciocínio geral, raciocínio específico e respectivas alterações; linguagem e respectivas alterações ).

  • Variáreis afectivas (humor de fundo e respectivas alterações, competências gerais de socialização e de resolução de problemas, situações sócio-familiares de risco, entre outras).

Esta modalidade de atendimento dá geralmente lugar a um relatório de observação. Deste relatório constarão apenas as características do jovem passíveis de intervenção pedagógica por parte da escola.

Trabalho de consultoria

O SPO participa no Conselho Pedagógico, nas reuniões de conselho de turma em que tal se revele útil e relevante e colabora, de modo geral, com a comunidade educativa em todas as actividades em que o seu contributo possa ajudar á efectivação do projecto educativo da escola.