eda50O AERT3, um dos 50 agrupamentos que foi convidado nesta primeira fase, concluiu o produto final solicitado. Foi produzido um documentário sobre a Educação no antes, durante e pós 25 de abril, com foco no acesso à educação, na expansão da rede escolar e no processo ensino/aprendizagem.

A Direção do Agrupamento agradece a colaboração da equipa de docentes do EDA50, a saber, Ana Lúcia Mouta, Ângela Figueiredo, Cristina Lourenço, Diana Rodrigues, Glória Santos, Maria do Sameiro Magalhães, Marina Hussein, Verónica Amil, assim como a todos os alunos envolvidos, ao Clube de Teatro da Escola Frei Manuel de Santa Inês e, também, aos que gentilmente acederam a colaborar no EDA50.

 

eda2

"Com o propósito de consciencializar os jovens acerca do significado da revolução de 25 de abril de 1974 e da sua importância na história contemporânea do país e do mundo, o Conselho Nacional de Educação, no contexto das Comemorações do cinquentenário do 25 de Abril, decidiu assumir e desenvolver o Projeto Escolas à Descoberta de Abril – 50 Anos 25 Abril (EDA 50).

Esta iniciativa envolve, numa primeira fase, 50 Agrupamentos de Escolas/Escolas não agrupadas, de todo o território nacional que aceitaram o desafio. O projeto estender-se-á até 2026 e contará anualmente com a integração de novas escolas. No essencial, pretende-se que alunos e professores das escolas integradas no projeto procedam à recolha de informação junto da geração que tem uma memória consciente das vivências antes, durante e após o 25 de Abril, no sentido de conhecer, compreender e divulgar os múltiplos significados e efeitos desse momento paradigmático da construção da liberdade, dos direitos e das garantias, em suma, da democracia.

O projeto é potencialmente inovador sob diferentes pontos de vista, com destaque para o facto de visar a criação de um acervo de produtos construídos pelos alunos e professores das escolas participantes, sustentados por trabalho de pesquisa baseado em entrevistas de caráter intergeracional. Os jovens contarão com o esteio dos professores nesta tarefa, os produtos poderão ser apresentados numa diversidade de suportes – escritos, visuais, auditivos, performativos... - sempre acompanhados por uma narrativa. O referido acervo ficará disponível num site de acesso aberto, alojado num servidor do CNE, o que permitirá, portanto, constituir uma memória futura. Deste modo, ficará disponível uma significativa e diversificada informação de qualidade acerca dos significados atribuídos às experiências vividas pelas pessoas que, neste momento, se encontram na faixa etária compreendida entre os 65 e os 75 anos, aproximadamente."

in “Sinopse_EDA50, Conselho Nacional de Educação”