miniNo dia 21 de Março os alunos das turmas 7ºE e 10ºO, participaram na atividade “Eratóstenes Experiment”.

Os alunos replicaram a medição realizada há mais de 2200 anos pelo grego Eratóstenes que descobriu que a Terra não era plana e estimou qual seria o raio do nosso planeta.

Triseum Pilot - European Schoolnet

Trata-se de um projeto educativo que se destina a implementar jogos de aprendizagem (ARTé: Mecenas) sobre a Arte do Renascimento e outro sobre Matemática (Variant Limits), em escolas de cinco países europeus: Itália, Portugal, Polónia, Noruega e Grécia. Estes jogos foram concebidos na Universidade do Texas, nos Estados Unidos da América. Através deste projecto, que é coordenado pelos membros da European Schoolnet e representantes do Triseum Pilot, pretende-se efetuar a validação deste recurso pedagógico na aprendizagem dos alunos, pelo trabalho próximo realizado com os professores das escolas que fazem parte do mesmo e dos alunos envolvidos.

O Triseum Pilot vai avaliar os impactos, segundo uma perspetiva de “game-learning”, acerca das modalidades utilizadas na implementação dos dois jogos nas escolas e nos efeitos que estas ferramentas trarão à aprendizagem dos alunos, contribuindo decerto para alargarem os seus conhecimentos. Pretende-se com estes jogos também  motivar os alunos para a aprendizagem em sala de aula e em casa, de uma forma autónoma e diferenciada. Constitui ainda uma aposta na inovação, com a utilização de novos recursos em contexto educativo. No Agrupamento de Escolas de Rio Tinto nº 3 participam neste projeto duas turmas de 11º ano da Escola Básica e Secundária de Rio Tinto, a turma J e a turma H, com o jogo ARTé: Mecenas.

 arte mecenas mini

Hiperligação do jogo ARTé Mecenas: https://triseum.com/arte-mecenas/

 

Manuela Durão e Alberto Figueiredo

img1O projeto I want to change my city dinamizado  na Escola Básica de Vale de Ferreiros concorre na LUDANTIA – I Bienal Internacional de educação em arquitetura para a infância e  a juventude.

logoOs estudantes do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário vão poder decidir quais as melhorias a introduzir nos seus estabelecimentos de ensino, de uma forma democrática, no âmbito do Orçamento Participativo das Escolas.

Projetos vencedores:

  • Escola Básica e Secundária de Rio Tinto – Sitting Point
  • Escola Básica Frei Manuel de Santa Inês – Organização da Sala de Alunos

miniO agrupamento fez-se representar nesta mostra através dos Cursos Profissionais que funcionam atualmente na escola sede.

O Coro e o Grupo de Dança do agrupamento, participaram igualmente animando a tarde do dia 30 de janeiro.

cortamatoOs alunos do agrupamento arrebataram o 1º lugar na modalidade Juniores Masculino e Juniores Femininos no Corta-Mato do CLDE Porto, realizado no passado dia 26 de janeiro, no Parque da Cidade, no Porto.

A todos os alunos e professores envolvidos reconhecemos e agradecemos o esforço e dedicação demonstrados.

Rpremiexcealizou-se na no dia 26 de janeiro, no Auditório Municipal de Gondomar, a Gala dos Prémios Excelência Municipal relativa ao ano letivo 2016/2017.
Os alunos do AERT3 obtiveram excelentes desempenhos, nas mais variadas categorias, que realçam o valor do nosso projeto educativo.

dia perfilO mundo atual coloca novos desafios à educação e à escola, nomeadamente através de contextos relacionados com a ciência e a tecnologia, a identidade e a segurança, a sustentabilidade, a interculturalidade, a inovação, a complexidade, a imprevisibilidade do futuro…

Entrevista TSF “Uma escola que quebrou as rotinas”

pfip1718A Fundação Ilídio Pinho lançou a 15ª Edição do Prémio Fundação Ilídio Pinho “Ciência na Escola”, em parceria com o Ministério da Educação e o Ministério da Economia.

O tema deste ano letivo, 2017/2018, é: “A Ciência na Escola ao Serviço do Desenvolvimento e da Humanização”.

Parabéns a todos os docentes e alunos que participaram nos projetos selecionados.

mini

A brigada «Sem água não há vida» composta por alunos 10ºJ e do 8º D, visitaram a zona da Ribeira, na cidade do Porto. A brigada «Sem água não há vida» desenvolveram atividades tais como divulgação do folheto informativo, análise química da água do rio Douro e um peddy-paper.